quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Artistas apresentam projeto da Casa do Músico


Proposta apresentada à ministra prevê auxílio a profissionais em situação de risco e abandono

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu nesta quarta-feira (24), o deputado Edson Santos (PT-RJ), a compositora Ana Terra, o músico D’Ghama, o presidente da Casa dos Músicos, Teo Lima, e o diretor Léo Borges. Eles vieram a Brasília apresentar ao Ministério da Cultura (MinC) uma proposta inspirada no que já existe para atores e atrizes, a Casa dos Artistas. 
Edson Santos explicou que a ideia é reunir múltiplas atividades do setor musical, promover e amparar o músico profissional brasileiro residente no Rio de Janeiro, com agenda permanente no calendário cultural e turístico do Rio.
A ministra avaliou que é necessário aprofundar informações sobre o projeto, mas entende que a iniciativa pode agregar apoio aos músicos e ser muito interessante.
O deputado Edson Santos (PT-RJ) relatou ainda à ministra que apresentou um projeto de lei que cria o Programa de Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares. Ele propõe auxílio financeiro de, pelo menos, dois salários mínimos a pessoas que reconhecidamente representem a cultura brasileira tradicional.
A ministra observou que seria “muito útil aproveitar o saber dessas pessoas integrando-as nas redes de Pontões de Cultura”.
(Texto: Pablo Rodrigo, Ascom/MinC)
(Foto: Cora Dias, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário