A Universidade Federal do Ceará e o Ministério da Cultura convidam creches e escolas de educação infantil públicas, comunitárias e conveniadas de todo o Brasil a inscreverem suas práticas lúdicas, artísticas e culturais que promovam a sócio e biodiversidade, no Edital “Escola: Lugar da Brincadeira, Cultura e Diversidade”.
Serão bem vindos os projetos que demonstrarem como as crianças podem ser, em suas brincadeiras, protagonistas da cultura e diversidade brasileira!
As inscrições estão abertas às iniciativas já desenvolvidas ou em constante realização com a participação de crianças de 0 a 7 anos;
As 40 escolas melhor classificadas receberão prêmios em dinheiro.
As inscrições são gratuitas acontecerão entre os dias 08 de Outubro e25 de Novembro de 2014.
INSCREVA-SE
A Universidade Federal do Ceará – UFC, através do Departamento de Fundamentos da Educação, propõe a realização de uma pesquisa de abrangência nacional, a fim de mapear como as práticas lúdicas e culturais vinculadas ao processo de educação infantil impactam no desenvolvimento da criança, gerando a avaliação das ações em questão, assim como a construção de indicadores desses impactos. Tal proposta visa a colaboração e parceria com a Secretaria de Políticas Culturais através da Coordenação de Educação e Cultura do Ministério da Cultura.
O secretário de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula, destaca que o edital busca promover ações comprometidas com a ludicidade, o tempo e o espaço do brincar, considerando as várias linguagens. "Queremos valorizar o brincar, as praticas artísticas e a diversidade cultural na educação infantil", afirma Córdula.
As iniciativas concorrentes deverão estar referendadas na cultura da infância e terem como foco, principalmente, os seguintes pontos:
- A valorização da identidade local, propiciando a interação e o conhecimento das crianças sobre as manifestações e tradições culturais brasileiras que abarquem a transmissão de saberes e fazeres por intermédio de práticas e/ou da oralidade entre as diversas culturas e gerações, próprias de suas comunidades: seus costumes, culinárias, memória, contos populares, práticas construtivas, lendas, mitos, provérbios, crenças, adivinhas, cantigas/canções, danças, altos, romanceiros e outros.
- Reconhecimento, valorização e respeito à interação das crianças com as diversas etnias que compõem o território brasileiro, tais como elementos das manifestações de povos e das culturas negras e afro-brasileiras, indígenas, cigana, rurais, dos povos ribeirinhos, da floresta, de influência oriental, latina ou europeia.
- Respeito e consideração às relações de gênero em uma perspectiva da promoção da igualdade, diversidade e identidade de gênero; múltiplas formas de relação e de modelos familiares, trabalhando de maneira afirmativa questões que se distanciem de estigmas socialmente construídos.
- Valorização do pensamento, criatividade, expressão, opinião, interações e brincadeiras, favorecendo a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, cênica, plástica, dramática, circense, musical, audiovisual e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário