quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Conferência Estadual de Cultura Indígena

Conferência Indígena
O Estado do Tocantins realiza pela primeira vez a Conferência de Cultura Indígena. O evento acontece nos dias 17 e 18 de agosto, no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e sua  ação tem o intuito de fortalecer e propor diretrizes para avanços nas políticas culturais e inserir as demandas da comunidade indígena na minuta do Plano Estadual de Cultura e precede a realização da 4ª Conferência Estadual de Cultura 
A Construção do Sistema Estadual de Cultura e do Plano Estadual de Cultura tem sido um processo de participação coletiva da sociedade civil de mais de uma década. Parte integrante de um Sistema Nacional é um modelo de gestão e promoção de políticas públicas de cultura que pressupõe a ação conjunta dos entes da federação (governos federal, estadual e municipal) para democratização do setor.
3 ª Conferência de Cultura
3 ª Conferência de Cultura 2014

Seu objetivo é organizar as políticas culturais de forma descentralizada, dando continuidade a elas independentemente de mudanças de governantes. Também visa a possibilitar mecanismos de gestão e de investimento na cultura mais transparentes, por meio do controle social dos recursos e das políticas implementadas e promover a universalização do acesso a bens e serviços culturais e o fomento à produção.

A realização da Conferência Indígena é condição para a indicação de delegados para a 4ª Conferência Estadual de Cultura.  Durante o evento  Indígena serão eleitos os delegados de oito etnias indígenas do Tocantins Avá-Kanoeiro, Karajá, Javaé, Xerente, Krahô, Apinajé, KrahôKanela e Xambioá. Esses delegados irão representar os povos indígenas na etapa Estadual.

Para a assessora de assuntos indígenas da Secult, Narubia Werreria, a Conferência de Cultura Indígena, tem o objetivo de empoderar toda comunidade indígena para que os mesmos defendam e reivindiquem as suas demandas em relação ao Plano Estadual de Cultura. “Nós indígenas temos uma percepção holística da cultura e fazemos questão de contribuir com nossas visões singulares e modo de pensar a cultura”, concluiu.

Para o  secretário estadual de Cultura Melck Aquino o Governo  se empenhará para que tudo ocorra de maneira a fortalecer e preservar a cultura Indígena  “De nossa parte todo o respeito à autonomia das oito etnias indígenas do Tocantins que se reunirão para debater os aspectos culturais de seu interesse, e que nos cabe, por determinação do governador Marcelo Miranda, receber, acatar e viabilizar as condições para que suas reivindicações se tornem realidade”, comentou o secretário. 

A Conferência de Cultura Indígena conta com o apoio da Secretaria de Defesa e Proteção Social do Tocantins, Fundação Nacional do índio (Funai) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae/TO) e tem tem a participação confirmada do Ministro da Secretaria de Diretos Humanos, Pepe Vargas e do coordenador-geral do Plano Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, João Pontes.
Programação Indígena


Confira também o Plano Setorial Indígena:

https://docs.google.com/file/d/0B8HaFvQY2bWobzdUN2tQNVFhSkE/edit?usp=sharing 

Nenhum comentário:

Postar um comentário