Aconteceu no último dia 24 de novembro a 4ª plenária anual do Fórum Estadual da Economia Solidária do Estado do Tocantins.

O evento aconteceu no município de Ponte Alta do Tocantins e contou com a participação de representantes de várias entidades e membro do parlamento municipal.
A abertura contou com a palestra proferida pelo Pastor Ricardo Moura, Presidente do Conselho Municipal de Economia solidária de Porto Nacional e membro da diretoria da CONSAÚDE, quando chamou a atenção para a colaboração e a cooperação entre as pessoas e os princípios da Economia Solidária, discutindo estratégias de fortalecimento das suas ações no estado do Tocantins,
Francisca Marta Barbosa Presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária, diretora Técnica de Tecnologias Sociais (SEAGRO) falou sobre do conselho e da convergência com a sociobiodiversidade, agroecologia e agricultura Familiar. Em sua fala expôs os programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria proporcionando um momento de compreensão e orientação de todos.
![]() |
Vereador Noé Rodrigues |
Nesse debate o vereador de Ponte Alta, Noé B. Rodrigues fez um relato das principais demandas do Município, do êxodo rural das comunidades locais (migração dos jovens do campo para a cidade) os problemas sociais causados pela falta de emprego devido a falta de qualificação profissional e infraestrutura, ocasionando o aumento da violência, uso de entorpecentes e a precariedade de moradias na área urbana. Outra demanda informada pelo vereador é a falta de água nos assentamentos da zona rural da cidade, que muitas vezes impossibilita a produção da agriculta familiar.
![]() |
Seminário de Agroecologia (Ulbra ) |
Entre outros assuntos foi realizado o planejamento estratégico do Fórum para 2019, aprovação de formas de financiamento do Fundo Rotativo Solidário. A presidente do Sindicato dos trabalhadores (as) rurais, produtora e artesã da Agricultura familiar Coordenadora Nacional FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) Raquel Pinheiro fez encaminhamentos para o prefeito e para o secretario de Agricultura de Ponte Alta, solicitando à Ruraltins apoio técnico para uma formação dos agricultores familiares nas demandas que foram apresentadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário