quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Ponte Alta do Tocantins tem 2 Projetos contemplados na Lei Aldir Blanc pelo Edital Estadual



Ponte Alta do Tocantins tem 2 Projetos contemplados na Lei Aldir Blanc pelo Edital Estadual. Foram contemplados os projetos da Artesã Raquel Pinheiro (Tecendo Capim Dourado Valorizando Saberes) e do Artesão João D'Ana (Buritis do Jalapão).










    Raquel é Assentada da Reforma Agraria, Agricultora Familiar, Artesã, Educadora Popular, Sindicalista nascida em Coroatá-MA, chegou ao Tocantins em 1997, em 2006 mudou para Ponte Alta do Tocantins onde iniciou suas atividades como artesã e educadora popular.

    * OBJETIVOS DO PROJETO:
    A proposta é realizar uma oficina de confecção de peças em Capim Dourado, Sementes, Pedras, entre outros (Biojóias), tais como: pulseiras, brincos, colares, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, luminárias peças de decoração entre outros. O projeto contemplara ainda a aquisição de insumos para a realização da oficina . Serão abertas 15 vagas por turma, com duração de 2 meses durante a realização do projeto (80 horas). As inscrições serão gratuitas e as peças produzidas farão parte da exposição e da galeria virtual . Será criado domínio específico para o website do projeto onde serão realizadas inscrições para divulgações em redes sociais e que abrigara a galeria virtual e onde serão registrados em vídeo o desenvolvimento das oficinas . 
    A Exposição. 
    Após a oficina será organizada uma exposição das peças produzidas com a montagem de portfólio digital com os participantes para divulgação, valorização e comercialização dos seus trabalhos .




    O OBRA DO MESTRE JOÃO D’ANA O Buriti fornece uma haste retilínea que é o talo da palma, algumas dessas hastes chegam a medir 4 metros de comprimento, é uma matéria prima abundante na natureza, porém pouco utilizado. O Mestre João D’Ana nascido e criado em Ponte Alta do Tocantins, Antigo norte Goiano, percebeu desde sua infância nesse material, toda sua potencialidade e desenvolveu uma técnica própria de corte, entalhe e montagem de objetos que vão de utensílios como móveis diversos (sofás, mesas de centro, estantes, bandejas etc..) além outras peças decorativas (quadros, painéis baús , caixinhas de joias , brinquedos entre outros). Os móveis apesar de serem de utilidade domestica acabam tendo um aspecto de peças de arte e de decoração devido ao entralhe do revestimento das peças, que formam uma composição de figuras geométricas e em alguns casos sobrepostas causando um efeito visual único (fotos anexo). O Mestre João D’Ana domina também técnicas artesanais em Capim Dourado e utiliza essa matéria prima na composição junto com o Buriti combinando esses dois produtos formando também alguns trabalhos decorativos como luminárias, estojos e caixinhas porta joias para acondicionamento de biojoias ou outros objetos além de esculturas . Preservação Ambiental Importante e ressaltar que como extrativista ambiental consciente O Mestre João D’Ana utiliza apenas os materiais já caídos das arvores “Talos Secos” ajudando dessa foram a produção do Buritizal diminuindo o material inflamável em caso de queimadas .








  1. * OBJETIVOS DO PROJETO:

    A Oficina / metodologia A proposta é realizar uma oficina de confecção de peças confeccionadas a partir de Talos de Buriti e Capim Dourado, tais como móveis diversos (sofás, mesas de centro, estantes, bandejas etc..) além outras peças decorativas (quadros, painéis baús , caixinhas de joias , brinquedos entre outros) entre outros. (fotos Anexo) O projeto contemplara ainda a aquisição de insumos e ferramentas para a realização da oficina . Serão abertas 5 vagas por turma, (2 turmas / 10 vagas) com duração de 2 meses durante a realização do projeto (80 horas).


    Os projetos foram aprovados com prêmio de 20,000,00 (Vinte Mil Reais) cada um e deverá ter início das suas atividades  em Fevereiros de 2021.





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário