domingo, 6 de junho de 2021

Artista de Taquaruçu Edi Ribeiro apresenta o projeto "Serrana Saberes do Vale"

 Edital de Cultura  

Contemplado pelo Prêmio Emergencial de Cultura do Estado do Tocantins 2020 com apoio do Governo Federal,  o projeto  "Serrana Saberes do Vale"   pretende dar visibilidade a cultura local com a proposta de reunir, documentar e resgatar por meio da gravação de vídeo uma roda de conversa musical, dando visibilidade cultural a essa sonoridade pioneira e aos fazedores de cultura, presentes em Taquaruçu.

Nesta apresentação em forma de  documentário, a proposta  pretende deixar um legado de aprendizagem, como a valorização cultural, estímulo a produção, a distribuição e  acesso aos produtos culturais, além de promover a difusão da cultura brasileira com respeito a diversidade regional, disponibilizando  gratuitamente ao publico os produtos através de plataformas digitais e Lives .




Onde Assistir 

O  documentário  foi lançado no canal da artista na plataforma youtube no dia 3 de Junho (Documentário: Serrana Saberes do Vale)  e terá lançamento nacional na programação do MAKE MUSIC BRASIL no dia 21 de junho. https://makemusic.org.br/ https://web.facebook.com/makemusicbrazil



 

A Carreira da Artística 

Edi Ribeiro, é Musicista  Cantora Compositora Tocantinense, iniciou sua carreira em 2006  como Educadora Musical na Casa de Cultura de Taquaruçu e atua profissionalmente  em carreira solo como cantora  e também  em algumas ocasiões com o  Trio Forró Universitário (violão, zabumba e triângulo), explorando uma sonoridade simples porém contagiante, misturando  estilos regionais, forró universitário, forró pé de serra, Samba e Pagode. Natural de Porto Nacional reside desde a infância do distrito de Taquaruçu onde iniciou sua carreira influenciada pela sonoridade musical da região.


A Artista vem  destacando-se nos últimos anos em diversos projetos e eventos da Capital e em Cidade vizinhas onde já dividiu palco com importantes artistas. Bacharel em Serviço Social pela Unitins Palmas/TO e Pós Graduada pela UniMais Faculdade Educa Mais São Paulo SP,  desenvolve também um trabalho sócio educacional onde suas canções autorais já fazem parte do cancioneiro popular de Taquaruçu, e está presente em ambientes educacionais, (escolas públicas e pontos de cultura).


A importância do Edital

Segundo a autora do projeto: "Os editais por meio de prêmios de fundo de cultura, cumpre o papel relevante para garantir o fomento e a preservação da cultural de um povo. Sendo o patrimônio toda manifestação de um povo, quer seja material ou imaterial, a preservação do patrimônio histórico nos permite preservar a nossa memória enquanto humanidade. Um povo sem memória é um povo esquecido, que não cumpriu o seu papel de deixar um legado para seus descendentes e não marcou o seu lugar na história. Os editais permite a continuidade cultural, despertando um sentimento de identidade e pertencimento"  Ainda segundo a Artista:  "Este periodo de  pandemia e o pós pandemia , desperta para um novo olhar aos moradores pioneiros no Distrito, muitos não sabem que são fazedores de cultura popular, são mestres na vivência do saber com suas artes, tem valor imaterial e podem ser passadas a outras gerações. Muitas dessas sabedorias populares já estão extintas, pois o detentor do saber já encontra in memorian e o seu saber popular não foi transmitido ao outros".

 




Agenda da Artísta 


Além das Lives dos projeto o próximo trabalho está  previsto para os  meses seguintes e  abordará tema voltado  a cultura das Quebradeiras de Coco, também é  realizado por meio de pesquisa cultural, contemplado no Edital Palmas Aldir Blanc promovido pela Fundação e Prefeitura de Palmas, com apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial a Cultura e Fundo Nacional de Cultural


Participantes do Documentário 

DEPOIMENTOS de moradores pioneiros, o Sr. Berto Moura do Cavaquinho (Bartolomeu Moura da Silva), Piauiense, musico a mais de 60 anos.


Edmundo Paiva (Edmundo do Pandeiro), Maranhense, e musico a mais de 40 anos.

Vital Nunes (VL do Acordeon), Nasceu no Vale do Mutum em Taquaruçu do Porto, hoje Distrito de Palmas, músico sanfoneiro a mais de 40 anos.


EDITAIS CONTEMPLADOS

2020- No Vídeo/clip Serrana de Palmas – Poesia e canção, Palmas Curte Arte em Casa /2020 (Fundação Cultural de Palmas/TO), contém um recital com 3 poesias autorais, com temas relevantes e voltados a cultura de Taquaruçu.

2020- Serrana Saberes do Vale - MÚSICA (Lei Aldir Blanc).

2021- Clip " As Quebradeiras de Coco” – MÚSICA- Lei Aldir Blanc.


COMPOSIÇÕES GRAVADAS

Taquaruçu Um Paraíso (2006)

Serrana de Palmas (2019)

Infância e Quebradeiras de Coco (2021)

Paraíso (Jalapão) (2018)


Nenhum comentário:

Postar um comentário