sexta-feira, 17 de junho de 2016

O 1° Festival de Monólogos finaliza com a apresentação de "Um Ator"

O Espetáculo 

O solo "Um Ator" foi desenvolvido como uma aula-espetáculo e é quase uma pergunta, sem nenhuma resposta. Em cena, o ator professor conta sobre seus medos para tentar justificar escolhas pedagógicas. Cita autores para impulsionar partes do seu corpo e seus centros de energia criativa. Tenta explanar cientificamente o que é uma fada, e os perigos conceituais em segui-la. Constrói metodologias de escrita poética advindas do caos. E apresenta uma cena dramática quase como uma afronta aos limites do pensamento contemporâneo.

Com: Marcial Asevedo
Recomendação etária: 14 anos
Duração: 70 minutos
Central de Ingressos: https://goo.gl/0L4m66
Central de Oficinas: https://goo.gl/9mX84i
Ingressos à venda também na ComeComics (3214-8274)


O Festival

Em sua primeira edição, o evento é uma mostra não-competitiva de espetáculos solos de teatro com curadoria do grupo Três Marias Teatro, criando oportunidade para o artista pesquisador e intérprete desenvolver suas capacidades de atuação em trabalho solo, buscando uma poética própria e compartilhando o seu espetáculo com o público.
Ao final de cada apresentação é realizado um bate papo sobre os processos criativos. 






A mais forte, do sueco August Strindberg
com atuação de Nayara Botelho
A última gravação de Krapp -  Brenno Jadvas 







"Tragédias de nossas vidas", com Cleomar Vieira. 
Mimagens da docência:
 restos de encontros em formato caleidoscópico.

Com: Renata Ferreira








Com a premissa de pesquisa da linguagem e novas práticas de produção, realização e acesso ao teatro, o Grupo de Teatro Três Marias foi Fundado em 2011 na cidade de Palmas (TO), onde reuniu um coletivo de artistas para realizar a montagem do espetáculo “A Perseguição ou o longo caminho que vai de Zero a Ene”, do dramaturgo brasileiro Timochenco Wehbi. 

A partir de então, realizou novas produções e pesquisas com outros autores do teatro do absurdo, como Harold Pinter e Eugène Ionesco.

Em 2013, iniciou uma pesquisa para construção de treinamentos físicos e vocais inspirados nas múltiplas referências de seus integrantes, que passam pela dança Butoh, as disciplinas de atuação desenvolvidas por Tadashi Suzuki, as técnicas de composição do View Points sistematizadas por Anne Bogart e os fatores do movimento classificados por Rudolf Laban. Esse tipo de investigação busca construir uma presença diferenciada do ator em ação, já que a principal busca do grupo está no uso do corpo poético como principal elemento estruturante da cena.
Embora continue tendo como inspiração obras de grandes dramaturgos, o grupo decidiu por um trabalho mais autoral, optando por uma dramaturgia de reação aos textos. A partir do treinamento do corpo pré-expressivo, os atores lançam mão de recursos internos e externos para a criação de uma dramaturgia pessoal, em diálogo com vários textos e obras. Além disso, existe a busca por uma poética vocal por meio da exploração dos aspectos materiais da voz, como ritmo, tonalidade, timbre, fluência que, associados à respiração, produzem novas possibilidades de significação da palavra.

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