Novas Peças |
A artesã Raquel Pinheiro lançará no próximo dia 25 de abril uma nova linha inédita de obras que explora uma nova técnica que mistura o Capim Dourado e a Argila Cerâmica. Segundo a artesã a idéia nasceu após o conhecimeto da produção de ceramistas de uma cidade vizinha a sua, Pindorama. A partir dai começou a desnvolver novos designers na produção em seus vasos e jarros que a princípio eram produzidos misturando outros componentes como cocos babaçus, sementes e madeira .
Essa é segunda exposição da artesã em Palmas, em 2022 Raquel realizou uma outra exposição
Exposição INCRA 2022 |
individual no INCRA em um projeto contemplado através do edital emergencial da lei Aldir Blanc 2021 com o projeto Tecendo Capim Dourado Valorizando Saberes.
Artesã Raquel Pinheiro |
Natural do Maranhão Raquel Pinheiro reside no Estado do Tocantins desde 1997, atualmente em Ponte Alta do Tocantins onde teve a oportunidade de conhecer e desenvolver as técnicas do artesanato em Capim Dourado com as artesãs locais . As novas peças se enquadram no registro (INPI IG200902) de indicação geográfica o que agrega maior valor na sua originalidade, além disso está em fase de registro de novos designers e técnicas ultilizadas.
A exposição acontecerá durante o evento Feira Intercâmbio de Extrativistas e da Agricultura Familiar do Estado do Tocantins no período de 25 a 28 abril na Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário