quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

FENAMUSI (Federação Nacional da Música)- Reunião de Sindicatos de Música

A política nacional para categoria foi discutida elencada pelas demandas dos Sindicatos representados pela Fenamusi (Federação Nacional da Música).

No primeiro dia de trabalhos o evento foi conduzido por André Santos - Assessor Parlamentar do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Jornalista; Publicitário e Especialista em Política e Representação Parlamentar com a palestra:
Por dentro do Congresso Nacional e o processo decisório.








Na sequencia por Zilmara Alencar – Advogada, ex-servidora do Ministério do Trabalho, desenvolvendo atualmente projetos de consultoria para entidades Sindicais - Consultoria especial contratada pela Fenamusi com o tema:

Novos Contornos da atuação Sindical.







Além da assembleia geral dos Sindicatos de Música do Brasil o evento, contou com o tradicional Seminário "A mulher na Música".

Debater a presença da mulher educadora na música foi o ponto central do o 5º Seminário "A mulher na Música", realizado em novembro, no Memorial Getúlio Vargas, no bairro da Glória. Promovido pelo Sindicato dos Músicos profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SINDMUSI-RJ), o evento reuniu educadores e educadoras para discutir a presença da mulher na educação musical brasileira. ( Foto: Déborah Chayne - Presidente do Sindmusi-RJ e da Fenamusi).



A ação, que teve por objetivo dar prosseguimento as demandas dos músicos e das musicistas e pensar políticas públicas e ações específicas, contou com a participação, além do Rio de Janeiro, de representantes de sindicatos do Rio Grande do Norte, Piauí, Goiás, Paraíba, Distrito Federal, Amazonas, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Tocantins, Ceará, Distrito Federal e Sindicato dos Trabalhadores Músicos Empregados e Músicos Autônomos de Araraquara e Região/SP.

Além de mesas formadas por importantes figuras do movimento por Música na Educação.
(Mesa: Felipe Radicetti e  Luciana Requião ).

  
Sob o prisma do processo de tramitação da Lei 11.769/08, que trata da obrigatoriedade do ensino de música na grade curricular da Educação Básica e que, até pouco tempo tendo se encontrado no limbo entre sua regulamentação e implementação, o seminário homenageou Cecília Conde, diretora musical, compositora e, principalmente, educadora, que tem na sua atuação politica pela educação musical no Brasil um capítulo especial de sua trajetória.



Dentre os palestrantes do encontro, esteve a guatemalteca Ethel Batres, presidente da Federação Latino-americana de Educação Musical (FLADEM), que abordou o tema "A Mulher como Eixo de Emancipação: Portadora? Domesticadora? Transformadora?". Ethel desenvolve um importante trabalho em vários campos da cultura, em especial a música, e da importância da mulher nesta área do saber.
Mais sobre a palestrante:








Nenhum comentário:

Postar um comentário