sábado, 16 de junho de 2018

TRIBUTO A MESTRE BIMBA – CENTENÁRIO DA CAPOEIRA REGIONAL


 Palmas  comemora o Centenário da Capoeira Regional, com o evento: TRIBUTO A MESTRE BIMBA. 

O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de junho no Auditório Cuíca, na UFT com o encontro de aproximadamente 150 capoeiristas, dos quais mais de 20 mestres, de 09 estados do Brasil e também do exterior.

Em 1918 (há exatamente 100 anos atrás) Manoel dos Reis Machado resolveu iniciar uma revolução que mudaria a história da Capoeira para sempre. Não contente com os rumos que a Capoeira estava tomando, boa parte pela repressão, afinal ela era proibida pelo Código Penal Brasileiro no capítulo XIII, artigo 402 que tratava dos ‘’ vadios e capoeiras’’.

Manoel dos Reis Machado – O Mestre Bimba – era um guerreiro, um lutador, integrante de uma geração que mudou a cultura negra nas Américas, considerado um dos heróis negros do Brasil, criou um método de ensino da capoeira, que hoje é a base de todos os outros métodos desenvolvidos pelos mais variados mestres da atualidade, grande responsável pela descriminalização da capoeira, proporcionando o ensino da mesma para todas as classes sociais, lutando contra todos os tipos de preconceitos, se tornando assim uma referência de EDUCADOR.
Foto: Pestana



Estiveram presentes 06 (seis) alunos do Mestre Bimba:

 Mestres; Itpuan; Deputado; Saci; Pombo de Ouro; J. Bamberg, Oto, além da filha do Mestre Bimba, Dona Nalvinha, representando a família e transmitindo o Samba de Roda que aprendeu com seu pai.


O evento  homenageou os discípulos do Mestre Bimba por serem peças fundamentais na difusão da Capoeira Regional criada pelo seu Mestre, transmitindo a Capoeira para as novas gerações, perpetuando assim o legado e imortalizando a pessoa de Mestre Bimba.

A programação do evento foi voltada para oferecer aos participantes o seu fortalecimento e crescimento no papel social como ator na construção de sua comunidade, oferecendo aulas práticas com Mestres conceituados internacionalmente e debates com mestres especialistas, definindo estratégias para aprimorar o papel da capoeira em sua contribuição ao desenvolvimento da sociedade brasileira, tendo como base o legado pedagógico desenvolvido e hoje perpetuado em mais de 200 países pelo Mestre Bimba, criador da Capoeira Regional.

Também  lançado o DVD “Do Tributo ao Palmas para Capoeira”, sendo o primeiro DVD de uma série de eventos produzidos em Palmas no período de 2013 a 2017.

O ponto alto do evento  foi a cerimônia de Formatura em Capoeira Regional  com a entrega do certificado do curso de extensão, (Projeto Palmas para a Capoeira) promovido pela UFT ,  onde os formandos fizeram  demonstrações públicas de seu conhecimento. A formatura contou com o orador e Paraninfo conceituados no mundo da capoeiragem e todo o ritual criado e perpetuado pelo M. Bimba em sua escola, fechando com chave de ouro com o Samba de Roda comandado pela D. Nalvinha – filha de M. Bimba


Realização: 
Terreiro Capoeira ( M. Buda, CM AsaDelta e CM Cego)
Apoio: 
Polícia Militar do Estado do Tocantins
Secretaria do Estado de EducaçãoJuventude e Esportes – SEDUC
Hotel Estrela do Sul
Hotel Arco Iris
UFT,
CDHP 
Sorveteria Alaska

2 comentários:

  1. Deixar aqui minha experiência vivida nesse momento tão importante para a capoeira do Tocantins, evento esse que está sendo realizado a décadas, esse ano foi contemplado com a celebração dos 100 anos da capoeira Regional de Mestre Bimba, deixando ainda mais evidente sua obra, aos organizadores, mestres e a todas as pessoas que contribuíram para que tudo ocorresse de maneira que sentíssemos parte do evento, ao nosso Mestre Squisito não se fez presente fisicamente, mas a energia dele foi sentida em cada um de nos, aos formados Remo e Tamburim sucesso nessa nova empreitada...

    ResponderExcluir
  2. Deixar aqui minha experiência vivida nesse momento tão importante para a capoeira do Tocantins, evento esse que está sendo realizado a décadas, esse ano foi contemplado com a celebração dos 100 anos da capoeira Regional de Mestre Bimba, deixando ainda mais evidente sua obra, aos organizadores, mestres e a todas as pessoas que contribuíram para que tudo ocorresse de maneira que sentíssemos parte do evento, ao nosso Mestre Squisito não se fez presente fisicamente, mas a energia dele foi sentida em cada um de nos, anos formados Remo e Tamburim sucesso nessa nova empreitada...

    ResponderExcluir