segunda-feira, 25 de março de 2019

Fórum Estadual da Economia Solidária realiza Plenária na Colônia de Pescadores (as) em Miracema do Tocantins.


O Fórum Estadual da Economia Solidária do Estado do Tocantins realiza-rá no próximo dia 30 de março a 1ª Plenária Anual de Economia Solidária do Estado do Tocantins.

O evento acontecerá na Colonia de Pescadores (as) Profissionais Artesanais Z-16 (COPEMITO) do município de Miracema do Tocantins  e contará com a participação de vários empreendimentos Solidários de outros Municípios do Estado.  A ação propõe discutir junto a comunidade os princípios da Economia Solidária e promover uma esculta e a observação e acompanhamento dos empreendimentos  locais.

Dentro da programação está prevista a visita de intercâmbio na Feira da Agricultura Familiar de Tocantínia, município vizinho.

Feira de Silvanópolis 2018
O Fórum deve realizar dentro de sua programação ainda para o ano de 2019 mais 3 Plenárias Estaduais;  Ponte Alta do Tocantins, 17 e 18 de Maio,  Porto Nacional (data a definir) , Cantão (data a definia) .


PROGRAMAÇÃO 


8:30 - Recepção / Café da manhã
9:00 - Momento Cultural - Apresentações diversas - Momento Místico
9:30 - Roda  de Conversa / Tema: Princípios da Economia Solidária
11:00 - Encaminhamentos
12:00 - Intervalo para Almoço
14:00 - Visita a Feira dos Agricultores Familiares de Tocantínia / Intercâmbio Solidário


Plenária  de Silvanópolis 2018
Feira de Silvanópolis 2018
Feira de Silvanópolis 2018


AUTOGESTÃO 

A economia solidária está ligada a organizações que trabalham na forma de autogestão, promovendo a solidariedade e a justiça entre os membros da organização e todos os demais envolvidos no sistema produtivo. São cooperativas, associações, bancos, entre outros.
O texto aprovado foi elaborado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e incorpora emendas aprovadas pela Comissão de Finanças e Tributação.
Os empreendimentos de economia solidária poderão ser formalizados em cartório e será criado um Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol) para facilitar o acesso às políticas públicas dirigidas ao setor.
A proposta aponta o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, como o responsável pela implementação da Política Nacional de Economia Solidária. E a proposta autoriza a União a criar o Fundo Nacional de Economia Solidária (FNAES) para centralizar e gerenciar recursos orçamentários para a Política Nacional de Economia Solidária criada pelo projeto.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:



Nenhum comentário:

Postar um comentário