terça-feira, 2 de abril de 2019

Economia Solidária em Miracema do Tocantins

A Colônia de Pescadores de Miracema do Tocantins sediou a 1ª Plenária da Economia Solidária do Estado do Tocantins em 2019. O Evento aconteceu no dia 30 de março e contou com a participação de representantes de 5 municípios; ( Miranorte, Ponte Alta, Porto Nacional, Palmas e Tocantínia) e teve como tema debater os princípios norteadores da Economia Solidária, “Autogestão” , “Cooperação“, “Democracia”, “Diversidade”, “Valorização dos Saberes”, “Solidariedade”, “Preservação do Meio Ambiente “, “O Bem Viver”, foram os tópicos discutidos, além do relato e da troca de experiências dos empreendimentos solidários convidados a participarem do evento .

 Após os debates e encaminhamentos finais com a divulgação da programação anual das Plenárias a realizar-se em 2019, foi oferecido um almoço solidário, com os produtos da Colônia de Pescadores aos participantes .

A COPEMITO 

A Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais Z – 16 de Miracema do Tocantins – TO  é uma organização sem fins lucrativos de pescadores (as) , e conta hoje com aproximadamente 100 associados(as) que tem como objetivo promover a convivência , formação e a participação para a cidadania.

 Mantem além da estrutura da pesca artesanal, uma rede de atendimentos para seus associados e dependentes, que conta com o apoio na Formação Educacional, Cursos de Formação profissional para a complementação de renda e produção de produtos para o próprio consumo, mantém uma sede administrativa, outra propriedade onde já está em adiantado processo de criação do Abatedouro de Peixes da Organização, onde deverá agregar ainda mais valor e qualidade na comercialização de seus produtos.

 A FEIRINHA



 Após a plenária o Grupo seguiu em comitiva para o município vizinho, Tocantínia onde pode acompanhar o ciclo dos produtos produzidos pela economia solidária. A Feira já acontece a 4 anos e agrega, a agricultura familiar, a produção de artesanato, de comidas típicas, da pesca E de apresentações culturais , mantém um banco de sementes crioula, espaço para realizações de oficinas diversas e muita animação, sendo considerado hoje um ponto de referência cultural da cidade.

O evento contou ainda com a assessoria da CARITAS BRASILEIRA com a participação do técnico Samuel do Reis, sendo  entidade apoiadora dos empreendimentos da Economia Solidária.



 Programação das Plenária Ponte Alta – 17 e 18 de Maio 
 Porto Nacional – 08 de Julho 
APA Cantão – ( a definir ) 
Bico do Papagaio/ Araguarins – ( a definir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário