quinta-feira, 27 de março de 2025

O Conselho de Políticas Culturais do Estado do Tocantins realiza a primeira reunião do ano.


Realizada na quarta-feira, dia 26, a 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO) para o biênio 2024-2026 contou com a presença de representantes do governo e da sociedade civil e abordou questões prioritárias para a cultura tocantinense, tais como o andamento do Plano de Aplicação Financeira para 2025, a seleção de representantes para feiras nacionais de artesanato e o calendário da entidade. Durante a reunião, também foram empossados os conselheiros suplentes das setoriais de Artes Visuais, Artesanato, Patrimônio Material, Audiovisual, Cultura Popular e Literatura, além do conselheiro titular da setorial de Música.

 Wertemberg Nunes, conselheiro convidado
(Ordem dos Músicos)



O papel do Conselho de Políticas Culturais foi enfatizado, assim como os desafios enfrentados na gestão.


O secretário da pasta, Tião Pinheiro, apresentou algumas ações desenvolvidas pela atual gestão, incluindo o fato de o Estado do Tocantins ter ficado no primeiro lugar entre os estados brasileiros na execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), conforme o Painel de Dados da PNAB atualizado em 1º de janeiro. Ele também mencionou as ações já realizadas e aquelas planejadas com recursos do Fundo Estadual de Cultura, ressaltando a importância do diálogo com a sociedade civil. "Não é um trabalho unilateral. Os conselheiros e os produtores culturais têm um papel essencial nesse processo", afirmou. Reconhecendo as limitações estruturais do órgão, o secretário compartilhou a informação sobre a busca por um novo espaço para o funcionamento e desenvolvimento eficaz da pasta, com estudos já em andamento. Ele também lembrou de uma proposta feita em 2022 pelo CPC-TO ao governador do Estado, Wanderlei Barbosa, para utilizar o espaço conhecido como Casa Branca – destinado a ser a residência oficial do governador – como um local para ações e eventos artísticos e culturais.
Robenildo Araújo (Suplente -Música)



Na ocasião, em 2022 (matéria publicada na Gazeta do Cerrado), o governador Wanderlei Barbosa anunciou a possibilidade de atender à solicitação durante a assinatura da ordem de serviço para as obras de ampliação e reforma do Museu Histórico do Tocantins – o Palacinho, após pedido da então presidenta do Conselho de Política Cultural (CPC/TO), a época, Meire Maria, e outros artistas presentes.


Ao iniciar as pautas, o presidente do CPC-TO, Elpídio de Paula, enfatizou a importância da participação dos representantes da sociedade civil nas decisões da entidade. "É fundamental que os representantes das setoriais estejam ativamente envolvidos, pois os conselheiros da sociedade civil são a voz e a vez. Eles garantem que as setoriais estejam representadas no conselho e, ao estarem presentes, dão voz e vez aos artistas e produtores culturais de todo o estado", declarou.


Em seguida, a conselheira Valdirene Oliveira leu a ata da reunião anterior, que foi aprovada por unanimidade pelos presentes. Durante a ocasião, foram empossados os conselheiros suplentes: Núbia Martins, eleita 2ª secretária do Conselho (poder público); Vanessa Gonçalves (Artes Visuais), Wanderley Batista (Artesanato), Ariane Braga (Patrimônio Material), Luiz Otávio (Patrimônio Imaterial), Luís Felipe (Audiovisual), Robenildo Araújo (Música), Raimundo Oliveira (Cultura Popular) e Dinah Rodrigues (Literatura). O conselheiro titular Sérgio Roberto dos Santos (Dança) e Wertemberg Nunes, conselheiro convidado (Ordem dos Músicos), também assinaram o termo.


Foi também definido em plenária, por votação, que as reuniões ordinárias ocorrerão bimestralmente, com a possibilidade de convocação extraordinária quando necessário.


Na oportunidade, a secretária-executiva e conselheira suplente, Valéria Kurovski, trouxe mais informações sobre as previsões do uso de parte do plano de aplicação financeira para a manutenção de espaços, abordando ainda a recuperação de mais de 200 peças do acervo artístico da secretaria, que estão atualmente sendo catalogadas.


Encontro Formativo para Conselheiros(as) de Cultura

Palestra com Luara Aquino

No periodo da tarde, ocorreu um encontro formativo destinado aos membros do conselho representantes da sociedade civil, realizado no auditório do TCE. O tema abordado foi "Sistema de Cultura e Conselhos de Políticas Culturais". A apresentação ficou a cargo de Luara Aquino, artista visual, arquiteta e atual Presidente da Fundação Cultural de Palmas. Durante o encontro, os novos conselheiros(as) tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e debater outros assuntos, como o Regimento Interno do conselho, o Fundo Estadual de Cultura e o Fortalecimento das Setoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário