quinta-feira, 6 de março de 2025

Projeto Sabores e Saberes do Jalapão e os Mediadores de Leitura Promove Intercâmbio de Saberes

 

Oficina de Artesananto em
 Capim Dourado

Realizado no último dia 28 de fevereiro, a 2ª etapa do Projeto Sabores e Saberes do Jalapão e os Mediadores de Leitura, ação cultural desenvolvida pela Assoicação de Mulheres Produtoras dos Assentamentos Santo Onofre e Santa Tereza 1 (Mulheres Unidas do Jalapão) contou com um  Intercâmbio de Saberes através  da participação de 4 outros Empreendimentos de Economia Solidáira onde  foi realizado uma  intercâmbio com associaçãoes dos municípios de Miranorte, Miracema, Gurupi e de  Porto Nacional. 

Ofician de Culinária Tradicional 
As representates ds associações  Pé do Morro,   Paulo Freire 1,    Sabores e Arte e do  Instituto Mulheres Plantando Amor participaram das atividades oferecidas no projeto e promoveram um dia de  debate sobre cultura, projetos,  produção, e  sobre a  Economia Solidária. Capitaneada pelo Instituto de Politicas Públicas Brasil Digital a comitiva se encontrou em Palmas e seguiram em comboio até o P. A. Santo Onofre  local de realização do evento.

Atividade dos Mediadores de
Leitura 

Um dia cheio de atividades no Portal do Jalapão, Oficinas de Artesanato, de Culinária, Feira de Artesanato e de Produtos Nativos além de muita animação com os Mediadores de Leitura  da Associação Vagalume . 



Raquel 


Francisca 

Noé

Sobre o Projeto: 

Galpão Cultural

O evento   faz parte da programação de projeto aprovado no edital Nº 30/2024, do Governo do Estado do Tocantins que tem por finalidade o subsídios de espaços de produções culturais na modalidade de fomento à execução de ações culturais apoiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. 

O projeto que tem entre seus objetivos a manutenção do espaço cultural da entidade (Galpão Cultural e Biblioteca Baru) e de suas atividades com a realização de oficinas de artesanato em capim dourado, de biojóias e de culinária tradicional desenvolvendo mensalmente uma feira cultural com uma amostra dos trabalhos e de produtos da ação .

O destaque dessa edição foi a realização de um Intercâmbio entre a Associação Mulheres Unidas e outras entidades que tinham interesse em conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Associação Mulheres do Jalapão. A ação contou com o apoio do Instituto de Políticas Publicas Brasil Digital na organização das Entidades e do Núcleo de Produção do Grupo de Pesquisa do CNPq - Mídias e Territorialidade Ameaçada - MITAS e Núcleo de Jornalismo - NUJOR da UFT que organizaram a expedição e realizaram o registro das atividades com a produção de um documentário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário