
Marcio é Belo percussionista e pesquisador de ritmos tocantinenses, idealizou e mantém o projeto social Tambores do Tocantins.
Lucindo, é filho da histórica cidade de Natividade região com forte traço da musicalidade e rítmica afro-tocantinense. Através do grupo Mãe Ana ele vem reverberando essa tradição rítmica há mais de 40 anos.
O Encontro aconteceu no quintal da Casa do Artesão e foi aberta ao públicos que pode observar ou mesmo participar tocando e experimentado os mais variados tipos de instrumentos de percussão originários do Tocantins.
Além dos instrumentos tradicionais dos mestres Catireiros, Suceiros e outros Tocadores o que chamou bastante atenção foi os tambores confeccionados pelo Mestre Marcio Belo, Instrumentos com as mais variadas formas de carrancas todas entalhadas artesanalmente pelo próprio Marcio Belo que além de músico é também Artesão.
SOBRE O PROJETO TAMBORES DO TOCANTINS
O projeto Tambores do Tocantins, tem como missão contribuir com a valorização e a preservação da cultura musical tradicional do tocantins, desenvolvendo atividades de conhecimento, estudo, pesquisa e pratica de tais manifestações, tornando esses saberes, acessível ao maior numero possível de crianças, adolescentes e jovens estudantes, através de implantação de oficinas permanentes desenvolvidas em parceria com associações comunitárias, escolas e universidade publicas, garantindo a inclusão social de crianças adolescentes e jovens e o acesso de suas comunidades aos bens de cultura.
Tudo começou em 1992, quando, Marcio Bello dos Santos, Criador e Coordenador do Projeto teve o primeiro contato com as manifestações tradicionais do Tocantins, havia chegado ao estado a pouco mais de um ano, depois de morar em palmas alguns meses, fixou residência em Porto Nacional, cidade centenária as margens do rio Tocantins, considerada o berço da cultura tocantinense, onde teve os seus primeiros contatos com a cultura local, depois de porto nacional pesquisou outras cidades e suas peculiaridades, como Natividade com mais de 300 anos de historia que conheceu durante os festejos do Divino Espírito Santo, ao chegar se deparou com sons de pandeiros, sapateados, violas, caixas, tambores, musicas e ritmos que ate então pouco conhecia, com a convivência com os mestres percebeu que em algumas manifestações haviam perdido alguns elementos,
Neste caso instrumentos de percussão que se perderam por faltada transmissão das técnicas de confecção, preocupado com este contexto nasce a ideia do Projeto Tambores do Tocantins a principio como ferramenta de preservação e valorização da cultura e dos saberes de mestres tradicionais do Tocantins e posteriormente como ferramenta de inclusão social.
Hoje com um trabalho consolidado é frequentemente convidado a apresentar em eventos tendo feito shows em várias cidades do Brasil e no Exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário